Search
Close this search box.

Robótica atinge record mundial

Em tempos de pandemia, que afronta o Mundo e especialmente as indústrias que tiveram que reajustar os seus planos e definir novas estratégias, a robótica vai vivendo uma vaga de crescimento e torna-se uma oportunidade.

Numa altura em que o investimento em novas soluções sofreu uma retração, a investigação, a digitalização e toda a tecnologia que se desvenda e evolui dia após dia, não para, e revela-nos que os robots podem ser os novos impulsionadores e parceiros dos humanos nesta luta contra a covid-19. A necessidade de distanciamento social no local de trabalho, as linhas de produção totalmente ou parcialmente automatizadas são cada vez mais uma realidade.

Os mais recentes dados do Relatório divulgado pela International Federation of Robotics mostram-nos que foi atingido um record mundial de robots industriais a operarem no mundo. São mais de 2.7 milhões, os robots industriais que, nas mais diversas indústrias, são peças fundamentais nos processos produtivos das empresas. Impulsionada pela automação e pela crescente inclusão da inteligência artificial, a quantidade de robots industriais sofreu um crescimento exponencial de 85% num prazo de 5 anos. As indústrias automóvel, elétrica & eletrónica e metalomecânica ocupam o top 3 da distribuição dos robots por tipo de indústria, enquanto que as aplicações mais utilizadas se focam na manipulação, soldadura e montagem de equipamentos. 

Apesar das consequências da pandemia para a economia global ainda não poderem ser totalmente avaliadas, já foi possível notar uma desaceleração nas vendas, nomeadamente nas indústrias automóvel e elétrica & eletrónica. 

A nível mundial o mercado asiático, mais concretamente a China continua a assumir a liderança, contando com mais de 783 000 unidades em 2019, seguindo-se o Japão e os Estados Unidos da América.

Por sua vez, na europa é a Alemanha que ocupa o primeiro lugar da lista contando com um stock operacional de cerca de 221.500 unidades. 

Neste período delicado e incerto, os tempos que se avizinham serão moldados pela adaptação a esta nova realidade onde a segurança e a produtividade serão dois fatores chave para todas as organizações, que ao optarem pela robótica estarão na linha da frente.

Imunes a qualquer pandemia, prevê-se que os robots e as soluções robotizadas continuem a crescer num futuro próximo com o objetivo claro de otimizar processos e de fazer crescer o cenário da economia global. Em 2018 a Roboplan ultrapassou a marca dos 1000 robots instalados em Portugal, marco este que não só demonstra a confiança dos nossos clientes nos nossos serviços como também na qualidade do produto Yaskawa.

Mais informaçao https://www.roboplan.pt/pt/noticias/ifr-record-2020

Numa altura em que o investimento em novas soluções sofreu uma retração, a investigação, a digitalização e toda a tecnologia que se desvenda e evolui dia após dia, não para, e revela-nos que os robots podem ser os novos impulsionadores e parceiros dos humanos nesta luta contra a covid-19
Wasserstoff-Energiekonzept ©GettyImages/Petmal