Empack and Logistics & Automation Porto

26 & 27 mayo 2022 | Exponor, Feira Internacional do Porto, Portugal

Empack and Logistics & Automation Porto

26 & 27 mayo 2022 | Exponor, Feira Internacional do Porto, Portugal

Empack and Logistics & Automation Porto

26 & 27 mayo 2022 | Exponor, Feira Internacional do Porto, Portugal

Mercadona acelera a sua estratégia para reduzir as embalagens de plástico e aposta na reciclabilidade

  • A empresa criou uma equipa de trabalho multidisciplinar para identificar e definir as mudanças a implementar nos diferentes processos da cadeia de montagem para a redução de plástico
  • Em Portugal existe um supermercado em Matosinhos (Porto) adaptado a Loja 6.25
Membros da equipa de trabalho da Estratégia 6.25 da Mercadona
Membros da equipa de trabalho da Estratégia 6.25 da Mercadona

A Mercadona, dentro do seu compromisso de “Dizer Sim a Cuidar Mais do Planeta”, planeia investir mais de 140 milhões de euros nos próximos cinco anos para reduzir o plástico através da Estratégia 6.25.

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os colaboradores no desafio de Continuar a Cuidar do Planeta, tornando os diferentes processos da cadeia de montagem mais sustentáveis.

A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo até 2025 de reduzir em 25% o plástico, tornar todas as  embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico, está a ser implementada através de 6 ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde a definição das embalagens do futuro, à coordenação com os fornecedores, adaptação das lojas, gestão de resíduos, logística, etc…..

A empresa conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, composta por trabalhadores de diferentes departamentos da empresa, tais como Lojas e Prescrição Perecíveis, Obras e Expansão, Prescrição Secos e Informática, Logística, Financeiro e Relações Externas.

Nos últimos dois meses, a Mercadona adaptou 72 lojas e transformou-as em Lojas 6.25, nas quais já é possível observar avanços na estratégia e cujo objetivo é ouvir a opinião dos “Chefes” (clientes) e trabalhadores relativamente a todas as ações que a empresa está a desenvolver no âmbito da Estratégia 6.25. De facto, nesse período, foram recebidas mais de 1.300 sugestões e opiniões, tanto de clientes como de trabalhadores, que estão a contribuir para melhorar as diferentes ações que a Mercadona está a implementar.

A Estratégia 6.25 para a redução do plástico: uma Mercadona mais verde

As primeiras duas ações desta estratégia centram-se no facto de, ao longo de 2020, a Mercadona proceder à eliminação dos sacos de plástico de uso único em todas as secções, bem como os descartáveis ​​de plástico de uso único. A terceira ação, a realizar-se até 2025, implica o compromisso da empresa em reduzir em 25% o uso de plástico nas suas embalagens, eliminando o que não acrescenta valor, substituindo-o por outros materiais e incorporando plástico reciclado. Além disso, a quarta medida demonstra o compromisso da empresa em tornar recicláveis ​​todas as suas embalagens de plástico até 2025.

Na quinta ação da Estratégia 6.25, a Mercadona compromete-se a reciclar 100% dos resíduos de plásticos das Lojas físicas. E, em sexto lugar, a Mercadona ajudará os “Chefes” a reciclar, fornecendo-lhes informações úteis sobre a reciclagem tanto na loja e como nas embalagens, através de pictogramas indicativos.

Para concretizar esta estratégia, a empresa irá formar os 90.000 colaboradores que integram a Mercadona em Espanha e em Portugal. Além disso, transmitiu também os objetivos da estratégia aos seus fornecedores, que já estão a trabalhar na sua implementação em conjunto com os departamentos de Compras e Prescrição.

A Mercadona irá disponibilizando informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site, onde, além disso, “O Chefe” encontrará conteúdos sobre reciclagem, questões ambientais e factos de sustentabilidade da Mercadona.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de RSE da Mercadona

A Mercadona, dentro do compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, que aborda a componente social e ética através de diferentes linhas de ação sustentáveis ​​que reforçam o seu compromisso com o crescimento partilhado. No âmbito desta política, a Mercadona colabora com mais de 280 cantinas sociais e 60 bancos alimentares e outras entidades sociais em Espanha e Portugal, às quais doa diariamente alimentos.

Da mesma forma, a Mercadona colabora intensamente com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração de suas lojas com murais de trencadís, realizados por mais de 1.000 pessoas com diferentes graus de incapacidade.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental, dedicando cada vez mais esforços para Continuar a Cuidar do Planeta; daí o reforço do compromisso com o investimento de 44 milhões de euros em 2019 em medidas de proteção ambiental.

Para isso, a Mercadona possui um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da Economia Circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, na gestão de resíduos, na produção sustentável e na redução de plástico.

Essas áreas de trabalho não são novidade para a Mercadona, que conta com inúmeros exemplos de atuação, como a pool de embalagens reutilizáveis ​​da Logifruit, implementada já há 25 anos. Ou o seu modelo de gestão de resíduos, graças ao qual a Mercadona dá uma segunda vida a mais de 220.000 toneladas de cartão e plástico por ano (100% das embalagens utilizadas pela empresa e posteriormente recicladas). Ou a eliminação dos sacos de plástico de um só uso na linha de caixas que a Mercadona implantou em 2019, disponibilizando aos “Chefes” um saco de papel reciclável, um saco plástico reutilizável feito com material reciclado e o saco de ráfia reutilizável e feito com material reciclado que foi introduzido há já vários anos em toda a cadeia.

Além disso, a Mercadona é membro, desde 2011, do Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais nas áreas de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Em Portugal, a Mercadona integra o Pacto Português para os Plásticos, plataforma colaborativa que pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos, iniciativa liderada pela Smart Waste Portugal, da qual a Mercadona também faz parte.

Se quiser saber mais informação sobre as medidas ambientais da Mercadona, visite: https://www.mercadona.pt/pt/cuidemos-do-planeta.
Saiba mais.